Maresia: Como proteger a sua casa de praia?

Janeiro, para muita gente é significado de férias, praia, sol e diversão!  A Bell Design fará nesse mês um especial com dicas como conservação de móveis, decoração para casa na praia, entre outras, para que você fique por dentro e mantenha sua casa sempre linda!

E para iniciar essa série, vamos dar algumas dicas de como conservar sua casa da praia driblando a maresia!

- Eletrodomésticos: Para pequenos pontinhos de oxidação, a dica é: com uma lixa fina, própria para ferro, lixe bem o pedacinho oxidado. Depois, passe um esmalte de unha (na cor do eletrodoméstico, claro!) na parte lixada. Mas se a geladeira ou o fogão estiver muito oxidado, mas o motor ainda funcionar bem, o ideal é levar o eletrodoméstico a algum profissional que trabalhe com manutenção de pintura desses equipamentos.
- Móveis: Para prevenir danos em peças feitas de madeira, sempre aplique nelas óleos de peroba e lustra-móveis. Outro segredo simples e eficaz é limpar as superfícies com frequência, removendo os resíduos de sal deixados pela maresia. Já no caso dos móveis de fórmica utilize limpadores multiuso.

- Janelas: As peça fabricadas em metal são as que mais sofrem com a ação da maresia. Para evitar a ferrugem, prefira aço inoxidável ou alumínio. Aplicar três demãos de verniz ou filme de poliuretano, que adere como uma segunda pele à superfície e não deixa a umidade passar, também é uma alternativa.


- Portões: As áreas de ferro expostas ou com pintura descascada podem enferrujar e emperrar. Para evitar isso, pinte portões e grades com revestimentos antioxidantes, os quais impedem o contato do ferro com água e os sais da maresia.

- Tecidos: Prefira revestir os móveis com tecidos à base de poliéster. Eles são os mais indicados para sofás e poltronas, porque resistem à umidade e não mofam. Nas janelas, as cortinas do tipo blecaute conseguem barrar não apenas o sol, mas também a maresia.

- Paredes externas: O melhor é pintar as paredes com produtos impermeabilizantes, que evitam a penetração dos sais.

- Paredes internas: No interior das casas, as gotículas da maresia aumentam os níveis de umidade. O ar molhado e as altas temperaturas do litoral ajudam também no aumento de fungos e bolores. A melhor alternativa para prevenir esse problema é usar tintas especiais com fungicidas na fórmula, vendidas em lojas de materiais de construção.

Home

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>